Tudo sobre o tratamento capilar com óleo
Tratamento capilar com óleo – o que é?
É provavelmente a primeira pergunta que lhe vem à cabeça quando ou ouve a frase ‘tratamento capilar com óleo’.
O QUE É EXATAMENTE O TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO?
De modo geral – consiste simplesmente na aplicação de óleos naturais no cabelo e couro cabeludo. Certifique-se de que o óleo que utiliza não é refinado e foi extraído a frio – só assim é adequado não só para comer como para cozinhar, mas também como produto de beleza. Além disso, não perde as suas propriedades valiosas, vitaminas e minerais.
A aplicação de óleos capilares é semelhante à utilização de bálsamos e máscaras.
A única diferença está associada a duas questões:
em primeiro lugar: o tipo de preparações que aplica (utilize óleos em vez de uma máscara comprada na farmácia).
em segundo lugar, as máscaras capilares atuam apenas na superfície do cabelo, enquanto que o óleo influencia positivamente o cabelo, o couro cabeludo e os bulbos capilares. Não se esqueça de que é muito importante aplicar os óleos no couro cabeludo.
Como realizar o tratamento capilar com óleo?
Com cuidado! Vai precisar de um óleo capilar adequado e… de cabelo! No entanto, além destas duas partes importantes, também vai precisar de alguns acessórios:
O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER O TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO?
1. Uma toalha – para tapar os braços durante a aplicação. Mais tarde pode enrolá-la na cabelo para criar um ambiente quente para o óleo ter uma ação mais eficaz. Lembre-se de que os óleos gostam do calor, pelo que deve sempre tapá-los com…
3. Um pincel especial (por exemplo aqueles usados nas colorações) ou qualquer pincel que considere conveniente. Vai facilitar a aplicação do óleo no cabelo e couro cabeludo. O pincel vai permitir que espalhe o óleo por todo o cabelo. Faça como se tivesse o cabelo pintado e estivesse a retocar as raízes: separe o cabelo em diferentes secções da cabeça e aplique aí os óleos. Quando o couro cabeludo estiver totalmente revestido com o óleo, aplique-o no comprimento do cabelo e faça uma massagem delicada para estimular a circulação e “forçar” os folículos a trabalhar.
4. Um pente de dentes largos – vai facilitar a escovagem do cabelo revestido com o óleo também vai massajar o couro cabeludo.
5. Um champô delicado. É o que vai usar para retirar o óleo do cabelo. Idealmente, natural e livre de silicones e parabenos pesados e de outras substâncias comedogénicas. Este champô não interfere com os processos que ocorrem no couro cabeludo. Também pode usar um champô delicado para bebé.
Assim que recolher todos os acessórios necessários, é hora de explorar…
MÉTODOS DE TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO
Existem muitos métodos de tratamento capilar com óleos e cada um deles terá uma ação diferente nos fios. Vale a pena conhecê-los a todos, para saber como atuam no seu tipo de cabelo. Provavelmente, a melhor opção será utilizar alternadamente os vários métodos para assegurar uma proteção e regeneração capilar completa. No entanto, não se esqueça que os tratamentos devem incluir a aplicação do óleo no couro cabeludo – só assim poderá fortalecer as raízes e proporcionar uma regeneração total do cabelo.
1. TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO DURANTE A NOITE – aplique o óleo em cabelo e no couro cabeludo secos ou húmidos (é muito importante aplicar no couro cabeludo!). Deixe atuar durante a noite e enxagúe de manhã com um champô delicado.
2. TRATAMENTO CAPILAR ANTES DA LAVAGEM – é uma versão curta do tratamento noturno. Se não tem tempo para lavar o cabelo de manhã, deixe o óleo no cabelo durante um período de tempo mais curto. No entanto, tenha em mente que uma hora de tratamento é o mínimo necessário de tempo para os óleos serem eficazes. Depois pode lavar o cabelo com um champô delicado.
3. TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO COM UM CAONDICIONADOR – Acrescente algumas gotas do óleo à sua máscara ou condicionador. O ideal será usar produtos sem SLS e SLES. Procure sempre utilizar ingredientes naturais.
4. TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO NUMA BACIA – assemelha-se a um método bem conhecido pelas nossas avós – mergulhar o cabelo em infusões de ervas. Neste caso, deite algumas gotas do óleo numa bacia cheia de água (ou leite, sumo de aloe vera, infusão de ervas, etc.) e mergulhe o cabelo nessa mistura antes ou depois de lavar o cabelo.
5. TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO EM SPRAY – consiste em aplicar uma mistura de óleos, água e ervas em spray no cabelo (pode ser apenas água fervida e óleo). Deite a mistura num frasco com um atomizador e aplique o produto em todo o cabelo. Pode usa-lo sempre que desejar conferir brilho, melhorar a condição ou hidratar o cabelo.
6. TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO EM CABELO SECO –neste caso, aplica o óleo em cabelo seco depois de lavar e secar o cabelo. Certifique-se de que evita aplicar o óleo no couro cabeludo. Desta forma, poderá conferir brilho ao cabelo e deixá-lo nutrido e protegido contra a radiação UV nociva. Adicionalmente, pode aplicar o óleo a partir da metade do comprimento até às pontas – isto ajuda a evitar que fiquem espigadas.
Além disso, lembre-se de que a regularidade é muito importante quando utiliza óleos naturais. É a chave para o sucesso, permite que o cabelo cresça adequadamente, proporciona uma regeneração completa e uma aparência bonita.